Um grupo de jogadores do futebol brasileiro iniciou um movimento contra a utilização de gramados sintéticos nos estádios do país. Atletas como Neymar, Thiago Silva, Gerson, Dudu, Philippe Coutinho, Lucas Moura e Gabigol divulgaram, na manhã desta terça-feira (18), uma nota oficial nas redes sociais pedindo a padronização de campos com gramado natural de qualidade.
"Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste. Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam", informa um trecho do comunicado.
Atualmente, apenas dois clubes da Série A utilizam gramado sintético: Palmeiras e Botafogo, os últimos campeões do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG também está em processo de instalação do piso artificial, enquanto o Athletico-PR, tradicional adepto desse tipo de gramado, jogará a Série B em 2025 após ter sido rebaixado em 2024.