Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Mundo

Após vizinha mudar de nome, Grécia aprova adesão da Macedônia do Norte à Otan

Mudança de nome era condição para que gregos aprovassem a entrada da ex-república iugoslava na organização.

Publicada em 08/02/19 às 22:36h - 8 visualizações

por France Presse


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Centro de Skopje, capital da Macedônia – que passará a se chamar Macedônia do Norte  (Foto: Robert Atanasovski/AFP)
A maioria dos deputados da Grécia aprovou nesta sexta-feira (8) a adesão da futura Macedônia do Norte à Otan, a última etapa do acordo greco-macedônio sobre a mudança do nome da pequena república dos Bálcãs.

O Parlamento grego votou pela ratificação do "protocolo para a adesão da República da Macedônia do Norte à Otan" por 153 votos a favor, 140 contra e uma abstenção.

"Quero desejar as boas vindas à Macedônia do Norte, um país amigo da Grécia, um país que tem que ser um aliado em nossos esforços para instalar segurança, estabilidade e paz na região", declarou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, aos deputados.

"A História nos julgará. Acredito que cumprimos com nosso dever patriótico", disse antes da votação.
Os embaixadores dos 29 membros da Aliança Atlântica assinaram nesta quarta-feira o protocolo de adesão, que fará deste país da antiga Iugoslávia o 30º membro da Otan.

Imbróglio sobre o nome

Os governos grego e macedônio recentemente aprovaram um acordo para mudar o nome da Macedônia para "República da Macedônia do Norte". Após ter sido validado pelo Legislativo macedônio, ele também recebeu a aprovação do Parlamento grego.

Esse acordo permitiu eliminar o veto grego à adesão deste país à Otan e abriu as portas para que pudesse iniciar negociações para a sua entrada na União Europeia (UE).

Entenda a origem da disputa pelo nome da Macedônia



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (75) 9 8142-1565

Visitas: 16362
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2019 - A Voz da Cidade - © 2018 A Voz da Cidade. Todos os direitos reservados.